Visite minhas redes sociais

sábado, 30 de junho de 2018

Detalhes e dicas da organização de uma rouparia


Antes e depois

Uma rouparia bem organizada facilita muito a rotina. Além disso, quem não gosta de encontrar uma roupa de cama e um jogo de banho bem passado, limpinho e perfumado? Se estiver em ordem então, é o paraíso! 

Um espaço exclusivo como o dessa cliente é o ideal para essas peçasMas se não é o seu caso, utilize os armários dos quartos para guardar os jogos de cada membro da família. Como não é o tipo de roupa utilizada diariamente, considerando que a troca geralmente é semanal, jogos de banho e roupas de cama podem ser organizados nas prateleiras superiores.


Para o projeto dessa rouparia foi preciso um sistema de organização que atendesse a alta rotatividade do uso de toalhas de banho, toalhas de rosto e roupas de cama. A família da cliente é grande e recebe muitas visitas. O espaço amplo foi suficiente para comportar a grande quantidade de peças. Mas nem por isso o descarte foi deixado de lado! Algumas peças foram destinadas à doação, por parte da cliente.



Peças mais volumosas como edredons, colchas e cobertores, que precisam de mais espaço e não são usados com frequência, foram organizados nas prateleiras superiores. Os lençóis foram dobrados mantendo-se os conjuntos (lençol de cima, lençol de baixo e fronhas). 

As toalhas de banho e rosto também foram separadas por jogos, ficando a parte somente as toalhinhas de lavabo e crochê (tinha cada uma linda!). Como sobrou espaço na última prateleira de baixo, o local foi utilizado para acomodar conjuntos de mantas de sofá.

Para finalizar o trabalho, as prateleiras receberam etiquetas para identificar as peças. Particularmente não dispenso minha etiquetadora! Seu uso traz praticidade e ajuda a manter a organização, indicando o caminho, o novo local onde as roupas irão ficar.



As toalhas de banho e conjuntos de lençóis foram dobrados de forma a serem encaixados no espaço amplo, onde utilizei um gabarito com 25 cm de largura. Para os demais (paninhos de crochê, mantas de sofá, colchas e toalhinhas de lavado) utilizei gabaritos de 20cm e 15cm. 


Quanto ao uso de gabaritos, como nem sempre disponho de tamanhos específicos para cada projeto (já que cada caso é um caso), utilizei pastas poliondas recortadas no tamanho desejado. Ficou ótimo e facilitou muito!

Um detalhe dessa organização foi a questão do desapego. Como o descarte foi considerável, não houve necessidade de se desfazer dos paninhos de crochê que percebi claramente serem de grande valor sentimental. Como adoro um diy, imaginei várias possibilidades para aquelas pecinhas tão delicadas que, certamente, indicarei para a cliente.


Você pode separar prateleiras ou gavetas no guarda-roupas com altura suficiente para acomodar essas roupas dobradas. Mas, se gosta de rolinhos e tem poucas peças, considero uma boa opção também. 


Caso haja necessidade e, para evitar que se misturem as outras peças, utilize cestas ou caixas para criar espaços próprios. Crie categorias como toalha com toalha, lençol com lençol (se preferir coloque etiquetas). Lembre-se que conjuntos devem ser mantidos juntos para facilitar o uso. Porém, se for o seu caso, crie a categoria "avulsos", essas peças soltas facilitam a troca entre a mudança de lençóis na semana, caso queira trocar, por exemplo, uma fronha antes do tempo. 


Por fim, aqui vai uma última dica para preservar sua rouparia, quando suas roupas chegarem da lavanderia ou saírem do seu varal (se você não tem costume de passá-las, ótimo, isso danifica o tecido) procure dobrá-las e colocá-las sempre embaixo das demais para manter um rodízio no uso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário