Visite minhas redes sociais

terça-feira, 29 de maio de 2018

Projeto de organização de um closet - Parte 2


Como a primeira parte deste projeto de organização de um closet de um casal, foi apresentada em outro post, agora é hora de dar continuidade e falar das gavetas! Que foram muitas... Vinte no total! Sendo cinco daquelas bem grandes. 

No primeiro momento, sobre as peças que foram penduradas, falei sobre seleção e categorização e para esta etapa da organização, foi dada continuidade ao processo. Sendo que apenas as roupas femininas foram organizadas nestas gavetas, já que as masculinas ficaram em outro ambiente e farão parte de um projeto posterior.



Foto 1 - Antes da organização

O desafio num projeto de organização de roupas femininas é apaixonante, as peças são muito distintas e exige alguma atenção e muito cuidado nas dobras para preservar sua estrutura. 


Nas fotos a seguir (foto 2) todas as peças foram ordenadas por uso, de acordo com as necessidades da cliente. As peças mais fresquinhas, incluindo as de praia (biquínis, maiôs, cangas e saídas de praia), foram dispostas nas gavetas superiores para melhor acesso (parte nobre) e as mais quentes, como as de lã, foram acomodadas nas gavetas inferiores. Em caso de troca de estação fica fácil fazer o remanejamento das gavetas ou até das peças.


Foto 2
Cada vez mais encontro peças de roupas no mínimo curiosas, onde não basta apenas chegar a um retângulo (ou quadrado) para que a dobra fique certinha. Tenho me deparado com umas que são verdadeiros desafios e nesses momentos a criatividade corre a mil por hora. Nem arquivo, nem cascata, nem rolinho*! Acredito que o mesmo aconteça com outras POs. A foto 3 é um exemplo. São casacos de lã de tamanhos, modelos e texturas bem diferentes. Felizmente, houve espaço disponível para acomodar todas.


Foto 3

Suas roupas estão organizadas como essas das fotos ao lado (foto 4) e a seguir? Para que fiquem bem acomodadas precisam estar bem passadas antes do processo de organização, pois receberão dobras adequadas antes de irem para gavetas, prateleiras, caixas ou cestas organizadoras.

Foto 4

De cima para baixo (foto 5): blusinhas usadas no dia a dia; blusas meia manga e compridas; leggings; fitness; vestidinhos que não requerem cabides, pois não amarrotam com facilidade.



As peças íntimas (não disponíveis neste post) foram acomodadas em colmeias como as da foto 8. Esse tipo de colmeia é encontrada com facilidade no mercado, e às vezes não é apropriada ao sistema de organização. 

Suas bordas são rígidas e não se ajustam com facilidade às gavetas. Porém, neste projeto, couberam como uma luva! As peças de banho foram apenas dobradas adequadamente. A cliente optou por não usar colmeias, no momento.


Foto 8
As dobras mais usadas neste projeto foram as em arquivo (as peças ficaram ordenadas "em pé", uma atrás da outra) e em cascata (as peças ficaram sobrepostas, porém é possível ver todas ao mesmo tempo). Neste sistema, é possível visualizar todas, de uma só vez*.

Para não me estender muito num próximo post, ainda sobre este projeto, falarei sobre a organização das bolsas e da sapateira.

*Numa próxima oportunidade falarei sobre os tipos de dobras que mais utilizo em meus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário