Visite minhas redes sociais

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Como cuidar das suas peças de lã



Aproveitando que o friozinho está chegando (se bem que em alguns estados já chegou há algum tempo) vamos falar de cuidados com peças de tricô. Você irá perceber aqui no blog que de vez em quando vou falar sobre descarte, mas se há algumas roupas que não descartamos com frequência são nossos casacos de lã. 

Então, vamos cuidar deles com muito carinho! Afinal, são essenciais no nosso guarda-roupa! Porém, são necessários alguns cuidados para que durem e também não fiquem com mau cheiro quando guardados.

Nunca pendure!

A primeira dica é jamais pendurar as peças de lã, pois quando fazemos isso elas podem esticar demais e ficar deformadas. Apenas dobre e empilhe, se for organizá-las em prateleiras.

Em gavetas, as peças poderão ser dobradas e ordenadas sobrepostas de forma que possam ser vistas ao mesmo tempo (não estou dizendo para colocar uma em cima da outra, heim!).

Na hora de guardar 

Um dos grandes problemas que temos na hora de guardar os casacos são os pelos. Pior que isso, só aquelas bolinhas que vão se formando com o uso ou devido ao atrito com outras roupas no armário. 

Eu costumo usar rolo adesivo, ele elimina facilmente os pelos e fiapos de tecidos sem danificá-los. Em último caso, uso o barbeador bem de leve para não desgastar a lã. Conforme a necessidade, você também poderá usar a parte áspera da esponja (aquelas de lavar louça). 

E olha que ideia legal peguei no site www.portaldotricot.com.br para retirar fiapos e bolinhas, enrolar uma fita adesiva na mão e nos dedos com o lado colante para fora. Passar diversas vezes sobre a malha até que pareça nova. Muito boa essa dica!



Quanto à guarda, sugiro que seja sempre em embalagens de TNT para permitir a ventilação. Jamais guarde suas peças sujas ou suadas de uma estação para a outra. Isso poderá deixá-las com aspecto amarelado e com odor ruim ("cheiro de guardado", segundo a minha mãe). 

Se não usa com frequência é ótimo colocá-las para tomar um banho de sol de vez em quando.

Quanto à lavagem

Na lavagem, prefira sabão neutro já que alguns produtos podem alterar o aspecto da fibra e deixar um toque áspero. Mesmo sendo chato (e eu te entendo perfeitamente) lave manualmente, a máquina danifica as fibras. Deixe secar à sombra e sem pregadores! E confira se está totalmente seca, antes de guardar. Para finalizar, coloque sachês de lavanda seca perto das peças para manter as traças longe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário