Visite minhas redes sociais

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Projeto de organização de um closet - Parte 1


Num projeto de organização costumo começar pelos cabides, pois a partir da seleção (é a hora que determinamos o que fica e o que sai, ou seja, doação, descarte ou conserto) e categorização (é quando ordenamos por semelhança... calça com calça, blusa com blusa, por exemplo) definimos também o que será pendurado e o que será dobrado.

As fotos a seguir são de um projeto de organização num closet compartilhado por um casal. Para este projeto, já na visita técnica*, notei que seria uma ótima experiência. Cabides multicoloridos com diversos modelos, bolinhas de meia, pé direito alto e muuuitas portas e gavetas! Trata-se de um espaço, onde os armários têm portas. Isso é bom, pois evita poeira, embora exija cuidados para evitar umidade e mofo.

Em alguns momentos essa área foi um desafio, considerando o layout. Algumas portas eram bem estreitas com um espaço interno considerável e com muitas prateleiras, mas de difícil acesso. Nesse espaço, optamos por organizar objetos grandes e de pouco uso, como malas. O pé direito do cômodo é bem alto e como os armários vão até o teto, muitas prateleiras só podem ser acessadas com o uso de escada.



Após o descarte, todos os objetos e roupas foram selecionados e categorizados, para então dar início a organização. Cada item ganhou um lugar próprio. Na parte "nobre", onde ficam os cabideiros, as roupas foram ordenadas por frequência de uso. 



Alguns cabides foram reaproveitados e outros trocados. A cliente optou por cabides brancos de acrílico e assim conseguimos uma uniformização. Esse tipo de cabide é bem resistente! 

Foram utilizados cabides comuns para adulto, cabides para saias e cabides infantis para as calças compridas femininas. Cabides infantis? Sim. Esses cabides são ideais para pendurar calças, principalmente as femininas, pois ocupam toda a extensão, ficam justinhas e não escorregam (foto 7).



Como a área do calceiro escolhido para as peças femininas (foto 7) não foi suficiente, mesclamos as calças restantes aos vestidos e saias, num mesmo cabideiro (foto 6). E ainda sobrou espaço! 



Um detalhe na foto acima é a diferença que se percebe quando uniformizamos os cabides. Uma das orientações mais simples que podemos dar ao cliente é a padronização dos cabides.

Alguns podem considerar ser um investimento oneroso, mas os benefícios são grandes, pode acreditar! As roupas ficam na mesma altura proporcionando uma melhor visualização. A padronização faz com que nosso foco fique nas roupas, o que pode facilitar na hora de escolher o que vestir. 

Dica da PO: Não é preciso trocar os cabides de uma só vez! Isso pode ser feito aos poucos, escolhendo-se uma categoria de roupa por vez ou uma parte do armário/closet.


Nas fotos acima (8) foram organizadas blusas de mangas curtas, meias mangas e blazers.


Nas fotos 9 e 10 as camisas masculinas foram separadas por categorias, sendo: camisas sociais de mangas compridas e mangas curtas e, também, camisas polo, pois houve espaço suficiente (da esquerda para a direita).

Dica da PO: Caso você não tenha espaço em seu cabideiro, as camisas polo poderão ser dobradas e acomodadas em gavetas, prateleiras ou mesmo em caixas organizadoras. 


No calceiro acima (foto 11) foram utilizados cabides de adulto por se tratar de calças tamanho GG e o modelo ser o clássico/tradicional.

Dica da PO: Calças masculinas também poderão ser penduradas em cabides infantis, desde que sejam de modelos mais justos como a skinny, a slim fit e a chino.

* No link abaixo você confere as etapas de um projeto de organização onde eu falo o que vem a ser uma Visita Técnica. Corre lá!

2 comentários:

  1. Adorei a dica dos cabides infantis! Para as calças, tenho aquele que tem três "suportes", um abaixo do outro. Mas acabo nunca usando os debaixo e as roupas vão pra lá e pra cá.

    Fora que cometi o erro de comprar cabide de metal. Deforma a roupa e faz muito barulho.

    Essa dica vou adotar!

    ResponderExcluir
  2. Cabides de metal não são muito legais. Uma pena, quando estão novos são lindos. Continue acompanhando. Que bom que gostou das dicas, Carol! Beijocas.

    ResponderExcluir