Visite minhas redes sociais

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Com tantas restrições para despachar malas de viagem o jeito é organizá-las


Com tantas restrições para despachar malas aqui no Brasil o jeito é saber organizá-las. Em maio deste ano eu realizei um workshop sobre organização de malas de viagem. E, pensando nisso, fiz um resumo do conteúdo do evento que poderá te auxiliar. Teve foi assunto pra falar, gente! Eu elenquei a seguir os principais.




Orientação na seleção das peças do vestuário


Uma regra básica nesse momento é pensar nos looks antes de colocar as peças de roupas na mala. Experimente todas as roupas! Nada de comprar peças novas e deixar para ver como fica durante a viagem. Sapato então, nem pensar! O ideal é certificar-se de que tudo está confortável e evitar surpresas desagradáveis como calos e bolhas nos pés.


Para alguns, escolher roupas de estilo básico e cores neutras é uma regra em viagens. Eu acredito que dê para usar cores que nos valorizem, combinar o máximo possível de peças entre si e ainda assim viajar estilosa.



Mas, se o seu estilo é realmente básico, não tem problema. Crie looks diferentes ousando apenas nos tons e estampas dos acessórios, como colares, lenços, cintos e gravatas. O mesmo vale para bolsas.

Quais itens levar nos diferentes tipos de viagens?


Para responder a essa pergunta é importante fazer um planejamento, respondendo a outras perguntas fundamentais:

Qual é o tipo de viagem? Passeio, trabalho, compras.

Quantos dias irá durar? Dias, semanas.

Qual o destino? Praia, campo, montanha.

O que você vai fazer nesse lugar? Qual a programação? Visitar museus, irá andar muito a pé, frequentar ambientes sofisticados.

Qual será o meio de transporte? Avião, carro, ônibus, trem (mesmo durante uma única viagem podemos usar vários tipos de transporte).

Você irá chegar no local em qual período do dia? Manhã, tarde, noite.

Ao chegar o que você pretende fazer? Ir direto para o hotel, sair para jantar.

O hotel que você vai ficar tem lavanderia? Se tiver, você pretende usar?

Se você já tem resposta para a maioria delas, fica bem mais fácil. 


Agora é hora de seguir uma checklist


Mas, como saber o que levar? Arrumar a mala de viagem é sempre um dilema, mas não precisa ser motivo para estresse. Nesse momento, temos que lembrar de muita coisa e, se já tivermos uma lista em mãos, fica bem mais tranquilo cuidar dessa parte.

Eu disponibilizei um modelo de checklist que inclui documentos, equipamentos, remédios, itens de higiene e beleza, calçados, meias, roupas e acessórios. Isso poderá te auxiliar bastante, mas você também pode utilizar aplicativos próprios. Que tal?



Quase todos concordam que, hoje em dia, é praticamente impossível viajar sem celular. Ele é útil para uma infinidade de coisas. Então, porque não baixar um aplicativo de viagem que facilite fazer uma checklist para sua viagem?

Sabe aquele "acho que esqueci alguma coisa"? Se você sempre esquece algo ou não tem ideia mesmo do que levar na mala de viagem, vale a pena instalar um aplicativo. Assim você não se perde. Eu indico o Pack Point (disponível para iOS e Androide).

E olha como funciona: após responder a algumas perguntas sobre a sua viagem (como destino, data, atividades), ele gera uma lista com itens indispensáveis. Esse aplicativo aponta, inclusive, quantas camisas você precisa levar. 

A partir disso é só considerar o que você irá precisar de fato. Obviamente o Pack Point não faz milagre, mas ele aponta os principais itens que você irá precisar colocar na sua mala de viagem.


Quanto a quantidade de roupas, eu uso uma regrinha básica que tem funcionado. Para viagens curtas eu separo looks por dia, fazendo uma ou outra combinação. 

Para viagens longas eu levo peças que dão para uma semana e faço um moooonte de composições. Se for para lugares frios então, fica mais fácil já que a troca de um simples cachecol pode mudar completamente o look.

Look para o dia da viagem


Eu recomendo escolher peças leves e confortáveis, principalmente para viagens longas. No avião sempre esfria bastante, por conta do ar condicionado, então é bom levar um casaquinho e meias. Evite acessórios grandes e incômodos como pulseiras, maxi colares e argolas.

Em viagens muito longas, principalmente as de avião, seus pés podem inchar. Use sapatos confortáveis, meias de alta compressão e dê uma voltinha de vez em quando pelo corredor para facilitar a circulação.


Se você acha necessário, saiba como escolher os melhores e mais práticos produtos organizadores e como improvisá-los 


Eu costumo usar produtos como packs telados e necessaires e nesse workshop foram apresentadas algumas opções. Eles facilitam montar a mala de forma organizada, permitem uma categorização eficiente, não deixam que as coisas se misturem na hora de despachar e ainda ajudam em viagens onde você não pretende desfazer a mala por completo. 



Veja outras opções que podem facilitar!



Organizador de sapatos e sandálias
Organizador de lingeries
Organizador de camisas e gravatas

Mas, se você não faz questão ou prefere não investir nesses materiais, tudo bem, pois ainda assim dá para organizar uma mala de viagem tradicional de forma prática e eficiente improvisando. 

Você pode usar saquinhos zip lock; pacotes e sacos transparentes que vêm na compra de roupa de cama, mesa e banho; necessaires de diversos tamanhos (sempre temos umas em casa); saquinhos de pano (daqueles que vêm na compra de sapatos); e até touca de banho. 

O que não falta é material para deixarmos nossas coisas bem organizadinhas e curtir uma super viagem.

Aqui vão algumas dicas preciosas!


- Consulte a previsão do tempo nos dias que antecedem a viagem e vá separando roupas conforme as informações meteorológicas.

- Coloque peças mais pesadas como jeans e sapatos na base da mala, onde ficam as rodinhas. As peças mais leve vão mais acima. As que amarrotam com facilidade podem ir esticadas, por cima das demais que podem ir dobradas.

- Se vai viajar em família, avalie a possibilidade de fazer uma mala por pessoa. Isso facilita muito, dependendo da franquia adquirida.

- Se não vai usar organizadores de sutiãs e eles têm bojo, você não vai querer estragá-los, certo? Então "recheie" com calcinhas para proteger o formato da peça.



- Vale também rechear chapéus e bonés para preservar a estrutura e aproveitar o espaço. Nesse caso, basta preencher as laterais com outras peças.


- Leve uma pastinha com tudo impresso sobre a viagem. Vai que o celular descarrega.

- As meias podem ir dentro dos sapatos. Fica super prático!

- Vá na viagem com calçados e roupas que ocupariam mais espaço na mala. Mas evite peças desconfortáveis, pois pode ser uma furada daquelas viajar, por exemplo, com um boot pesado ou com casacos que atrapalhem o movimento durante a viagem.

- O cinto pode ir enrolado no colarinho da camisa, principalmente as sociais.


- Para evitar que perfumes e cosméticos derramem envolva com plástico filme ou coloque fitas adesivas nas aberturas. Mesmo os aerossóis derramam, isso já aconteceu comigo.

- Se não vai levar mala de bordo, separe uma muda de roupa e leve na bagagem de mão. Ninguém quer ser surpreendido no destino da viagem com uma mala extraviada.

- Se vai viajar com o objetivo de fazer compras, não sugiro levar o mínimo possível sem antes fazer uma pesquisa de preços. Com o dólar em alta o risco de você se ver obrigado a comprar é grande. 

- Se mesmo assim você resolver comprar, use sacos vac bag para ganhar espaço na mala. Mas lembre-se que, embora o volume diminua com esse truque, o peso será o mesmo. Não corra o risco de ter que pagar excesso de bagagem.

- E, por falar em peso, leve uma balança para pesar a mala.

- Não deixe para fazer a mala na última hora. Organize com antecedência. É muito mais provável que você leve apenas o necessário.

- Finalmente, experimente toda e qualquer peça antes de colocar na mala. E eu falo de toda e qualquer peça mesmo, principalmente se forem novas.

Imagens: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário